Responsabilidade Civil: Quais as diferenças entre seguro D&O e E&O?

Para quem trabalha com seguros de responsabilidade existe uma dúvida comum que precisa ser respondida: qual a diferença entre o seguro D&O e E&O?

Os profissionais que estão acostumados e precisam realizar tomadas de decisões costumam ter a responsabilidade pelos prejuízos e ações causadas por conta de suas iniciativas. 

Temos como exemplo uma ação judicial que pode gastar todo o patrimônio da empresa ou até mesmo prejudicar o colaborador em questão. 

Se você quer entender as principais diferenças, para que serve esse tipo de seguro e quem pode contratar, acompanhe o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas.

O que é o seguro D&O?

Antes de tudo é preciso entender que essa sigla é referente ao termo em inglês “directors and officers”. Responsável por auxiliar os conselheiros, administradores e gestores da empresa em ações relacionadas a reclamações por atitudes cometidas durante a gestão do negócio, em português utilizamos o termo RC Administradores.

Essa apólice que pode ser contratada pela empresa é chamada de tomadora no seguro D&O. Ou seja, não é a empresa segurada em relação às coberturas básicas do seguro.

O que é seguro E&O?

Esse também é um termo em inglês que significa “errors and omissions”. Esse seguro pretende auxiliar o segurado pelos danos provenientes de alguma falha profissional que tenha ocorrido.

Nesse caso, ele pode ser contratado por empresas prestadoras de serviços para proteção da própria empresa e pessoas físicas que atuam de forma autônoma e não desejam colocar em risco seu patrimônio pessoal.

Quando falamos sobre as diferenças entre os dois tipos de seguro, podemos considerar que o seguro D&O foi feito para reclamações de atos de gestão e o seguro E&O para queixas e reclamações de omissões profissionais.

Durante a pandemia do coronavírus vivenciamos experiências intensas, positivas e negativas, o que acabou refletindo na procura por esses dois tipos de seguro mencionados acima.

Isso porque em um momento de crise, diversos profissionais autônomos estavam expostos a riscos e infelizmente, poucos se protegiam deles.

Em alguns casos, ambos os seguros se tornaram obrigatórios no pacote de benefícios de gestores e conselheiros das empresas no Brasil

Para que servem os seguros D&O e E&O?

Sabemos que diariamente os profissionais encarregados por tomarem uma decisão são responsabilizados pelas suas ações e este é um cenário que preocupa diversas empresas de todos os segmentos e portes.

Por isso os seguros D&O e E&O são vistos como uma alternativa para solucionar esse tipo de problema. Eles oferecem a proteção necessária, garantem o reembolso e possíveis prejuízos financeiros, além da defesa judicial. O que certamente impactará de forma positiva na sustentabilidade da sua empresa.

Quem pode contratar os seguros D&O e E&O?

Em relação ao D&O, somente empresas com CNPJ aberto podem contratar esse tipo de seguro. Este benefício poderá ser usado por diretores, presidentes, gestores e colaboradores. 

No caso do seguro E & O, ele pode ser contratado tanto pela empresa quanto pelo profissional. 

Entre as dúvidas recorrentes que existem sobre este tema, saber quem é o segurado está no topo de perguntas que precisam ser respondidas. 

Isso depende do tipo de apólice contratada, no caso do seguro E&O, tanto a empresa quanto o colaborador podem ser os segurados, já no D&O. por mais que empresa tenha contratado, os segurados são os colaboradores. 

As coberturas do E&O e D&O

De forma prática, o E&O é responsável por cobrir omissões e erros na prestação de serviços contra o profissional ou a empresa. 

O D&O cobre falhas de gerenciamento sendo limitado para fatos desconhecidos, ou seja, se uma empresa é acionada por um fato que ocorreu há 1 ano, ele será coberto.

As vantagens de um  Seguro de Responsabilidade Civil

  • Segurança financeira;
  • Economia de tempo nas tomadas de decisões;
  • Diferencial na escolha de fornecedor de serviços;
  • Benefício para reter talentos na empresa;
  • Protege tanto o patrimônio da empresa quanto o patrimônio do executivo.

Para contratar esse tipo de seguro é necessário ter conhecimento e muita atenção antes de adquirir uma apólice, por isso optar pelas seguradoras que estão no mercado há mais tempo pode ser um grande diferencial.

Na hora da contratação, é recomendável que você relacione os problemas que podem surgir e causar algum tipo de prejuízo. Garanta que a sua apólice cubra as omissões e erros que eventualmente podem ou não serem cometidos por seus colaboradores.

Fale com um de nossos especialistas e veja como a Nardin pode te ajudar!

Até a próxima!

Compartilhe com seus amigos:
Copyright © 2025 Nardin seguros | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Oxigenium.co